Destaques Especial

Cardeal Scherer presidirá missa pelos 15 anos do falecimento de Dom Luciano Mendes

Celebração será às 12h30 na Paróquia São José do Belém, na zona Leste da cidade

Na sexta-feira, 27, completam-se os 15 anos da Páscoa de Dom Luciano Mendes de Almeida, SJ, que atuou como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo entre 1976 e 1988, quando foi nomeado por São João Paulo II como Arcebispo de Mariana (MG), onde permaneceu até a morte em 27 de agosto de 2006, aos 75 anos de idade.

Por ocasião da data, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidirá missa na Paróquia São José do Belém, às 12h30. Dom Luciano atuou como Vigário Episcopal na Região Belém, onde, entre outras iniciativas, deu inicio aos trabalhos da Pastoral do Menor.

Em 27 de agosto de 2014, a Arquidiocese de Mariana deu início ao processo de beatificação de Dom Luciano, após autorização por parte da Congregação para a Causa dos Santos.

Biografia

Dom Luciano nasceu em 5 de outubro de 1930 no Rio de Janeiro. O padre jesuíta foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo por São Paulo VI em 1976, onde permaneceu até 1988, até ser transferido por São João Paulo II como Arcebispo de Mariana (MG).

Foi secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 1979-1986, e presidente da conferência entre 1987 e 1994, fazendo parte do Conselho Permanente desta entidade de 1987 até sua morte. Fez parte da Pontifícia Comissão Justiça e Paz, do Conselho Episcopal Latino-Americano, e da Comissão Episcopal para a Superação da Miséria e da Fome.

Durante quase duas décadas esteve à frente da Arquidiocese de Mariana (MG), o bispo deu forte impulso pastoral a esta Igreja particular, onde a organizou em cinco Regiões Pastorais. Deu atenção à formação permanente do clero, à realização de assembleias pastorais e à reestruturação de conselhos arquidiocesanos. Também organizou pastorais, religiosos, processos formativos do Seminário Arquidiocesano e obras sociais, além do investimento na capacitação e participação dos leigos e na preservação das Igrejas históricas.

Fontes: Região Belém, Arquidioceses de São Paulo de Mariana

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.