Campanha da Fraternidade Destaques Do Regional Lançamento

Campanha da Fraternidade movimenta dioceses no Regional Sul 1

Formação para lideranças das Pastorais Sociais ministrada Equipe Regional da CF

Sob o tema ‘Fraternidade e Vida: dom e compromisso ‘, Campanha da Fraternidade começa a ser movimentada nas dioceses do regional Sul 1. A Campanha será lançada oficialmente na quarta-feira de cinzas e segue durantes os 40 dias quaresma.

A Campanha da Fraternidade 2020 tem como tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” e lema“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

A iniciativa ocorre desde 1963, com o objetivo de criar caminhos de diálogo entre a igreja e a sociedade civil.

Este ano, a Campanha da Fraternidade 2020 convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

Neste sentido, as dioceses do regional Sul 1 têm realizado uma série de atividades (encontros, formações, lançamentos, coletiva de imprensa) para ajudar a propagar os objetivos da Campanha.

Arquidiocese de São Paulo A abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese acontece na quarta-feira (26) com Santa Missa às 15h, presidida pelo o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer na Catedral Metropolitana de São Paulo. Antes da missa (14h), o Cardeal Scherer, concederá entrevista coletiva para a apresentação da Campanha da Fraternidade 2020, e atenderá os jornalistas presentes.

Diocese de Marília – A Diocese de Marília vem realizando formações por regiões pastorais com as equipes paroquiais (3 noites de formação) e com a equipe diocesana também na Reunião de Agentes de Pastoral (padres, diáconos, religiosos e coordenadores regionais leigos de pastorais, movimentos e organismos diocesanos).

E na quarta-feira de cinzas (26) o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, abre a CF com a missa na Catedral e os padres nas paróquias.

Diocese de Jales – A Diocese de Jales promove no dia 26 fevereiro, das 9h às 11, no auditório do Centro Pastoral Aparecida, em Fernandópolis, o Lançamento Público Diocesano da Campanha da Fraternidade 2020, com a participação de comunidades, entidades sociais e educacionais, agentes públicos e a sociedade em geral.

Pastoral Afro-brasileira – O Grupo afro-dignidade, diocese de Osasco se reuniu para falar dos cuidados a partir da CF-2020.  Durante o encontro aconteceram falas impactantes  com lamentos sobre o sofrimento que o racismo institucional e estrutural causa para  negras e negros de todas as faixas etárias,  com destaque para os jovens negros entre 14 e 29. Segundo pesquisa aponta que a cada 23 minutos um jovem é assassinado, entre os jovens suicidas a cada dez, seis são afrodescendentes. O encontro finalizou com compromissos de cuidados, entre eles, que a Missão da Pastoral afro-brasileira precisa ser conhecida para que possamos celebrar a vida todos os dias com a Promoção da Igualdade Racial.

Caritas Brasileira Regional São Paulo. A Cáritas Brasileira Regional São Paulo, através do seu secretário estadual, Antonio Evangelista vem realizando Formação da CF-2020. No dia 18 de fevereiro aconteceu a formação com as coordenações das Pastorais Sociais, da região episcopal Sé, da arquidiocese de São Paulo.

Diocese de Jundiaí – A diocese de Jundiaí promoveu suas formações  diocesanas da CF para agentes. No dia 07 de dezembro, o evento trabalhou a dimensão do Ver-julgar e no dia 08 de fevereiro a dimensão do Agir e planejamento regiões pastorais e paróquias.

No próximo dia 21 de fevereiro às 19h, no anfiteatro do edifício Cristo Rei, nas dependências da cúria diocesana, acontecerá um encontro com autoridades civis onde será apresentado o texto-base da CF-2020. Para ajudar na reflexão foi convidado o Padre Lício de Araujo Vale, do clero de São Miguel Paulista e membro da Associação Brasileira de Estudos de Prevenção do Suicídio (ABEPS).

Também a diocese de Jundiaí está realizando formações nas regiões pastorais e apresentação do tema nas câmaras municipais das onze cidades que compõe a diocese.

A abertura acontecerá quarta feira na Catedral com missa presidida por D. Vicente as 19 horas e simultaneamente em todas as paroquias.

Diocese de Santo Amaro – No âmbito da Campanha da Fraternidade 2020, a diocese de Santo Amaro realizou no último dia 15 de fevereiro no Auditório da Cúria Diocesana, uma manhã de formação para representantes das paroquias e projetos sociais da Diocese de Santo Amaro.  O tradicional encontro anual é um primeiro passo no desafio quaresmal da CF, que busca, como reitera o Papa Francisco, fazer todos os católicos saírem da globalização da indiferença para assumirem a revolução do cuidado.

Diocese de Santo André – A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020 na Diocese de Santo André acontece com a Missa da Quarta-Feira de Cinzas, que será celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, no dia 26 de fevereiro, às 19h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André.

Diocese de Santos – O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2020 na Diocese de Santos acontecerá quarta-feira (26) na Catedral. As Câmaras Municipais também receberam o evento, Cubatão e Peruíbe. Cubatão será no dia 28 de Fevereiro, às 19h30 e Peruíbe acontecerá no dia 10 de março às 19h. A Formação Regional acontecerá na cidade de Guarujá, das 8:30 às 12:00h no dia 21 de março na Paróquia São José, na Vila de Carvalho. A Formação para leigos na diocese de Santos acontecerá no Colégio Stella Maris no dia 26 de março às 19h.

Diocese de Osasco – Aconteceu na Catedral Santo Antônio, no último dia 1º de fevereiro, o encontro diocesano sobre a Campanha da Fraternidade 2020. Com o tema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” e lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, a campanha desse ano pretende reforçar a importância da prática da misericórdia por todos os cristãos, a fim de que toda a Igreja esteja atenta à vida.

Realizado em formato de mesa redonda e contando com a participação do Padre Alexandre Garcia – coordenador diocesano das Pastorais Socias – como mediador, o encontro foi importante para tornar clara a motivação da campanha da fraternidade, bem como reforçou, a cada explanação, a necessidade do olhar para o outro e de, acima de tudo, ter compaixão por ele à ponto de cuidá-lo.

Diocese de São José dos Campos – A Diocese de São José dos Campos promoveu no dia 15 de fevereiro, na Faculdade Católica-SJC, uma formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2020. Líderes e agentes de pastorais e movimentos participaram do encontro que também contou com a presença de vereadores de São José dos Campos e Jacareí. O assessor da formação foi o padre Danilo Vitor Pena, da Arquidiocese de Curitiba/PR. Os mais de 130 participantes tiveram a oportunidade de aprofundar o tema proposto pela CF 2020, com a missão de levar às suas paróquias e promover ações concretas. E no dia 17 de fevereiro, a Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade promoveu o lançamento oficial na Diocese de São José dos Campos do Texto-Base. A cerimônia contou com a presença do vigário geral da Diocese, padre Djalma Lopes Siqueira, de sacerdotes, seminaristas, religiosas, coordenadores e agentes de pastorais e movimentos.

A coordenação diocesana da Campanha da Fraternidade promove, a partir do dia 9 de março, os encontros da CF nas Câmaras Municipais das cidades que compõem a Diocese de São José dos Campos. São José dos Campos, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Igaratá, Santa Branca e receberão lideranças políticas, representantes do clero, leigos e a comunidade em geral para explanação do tema central da CF 2020, em plenária da Câmara Municipal dos municípios.

Diocese de Piracicaba– Como ocorre anualmente, estão sendo realizados durante este mês de fevereiro, encontros de formação sobre a CF, nas sete Regiões Pastorais da diocese. Todos os agentes de pastorais são convidados a participar deste momento de reflexão e compartilhando do tema e lema da campanha.  Os encontros estão sendo coordenados pela Equipe Diocesana da CF.

Diocese de Registro – A abertura acontecerá na quarta-feira de cinzas, tanto na Catedral, com missa presidida por Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, bispo diocesano, quanto nas paróquias pelos padres. A diocese está promovendo também formações nas regiões pastorais.

Diocese de Barretos – Cerca de 120 pessoas participaram do encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020 (CF 2020) no dia 09 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Barretos.  A metodologia utilizada no encontro foi a do Ver-Julgar-Agir. A abertura oficial da CF na diocese, será feita na Quarta-feira de Cinzas, na Catedral, com Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior. Também na Quarta-feira de Cinzas é realizada missa nas paróquias da diocese.
Na Diocese de Araçatuba, ocorrem formações em níveis Diocesano e nas Regiões Pastorais. Na região de Araçatuba, a formação ocorreu em 26 de janeiro no Centro de Pastoral .

Em Andradina, ocorreu a formação daquela região pastoral, em 9 de fevereiro.

Na região pastoral de Guararapes, a formação foi no dia 16 de fevereiro em Valparaíso, a mesma data dos estudos na região pastoral de Birigui.

Agora as Paróquias passam pelos seus estudos locais com as comunidades. O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy irá presidir a missa de Cinzas e com ela a abertura da CF na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, dia 26, às 20h.

Outras dioceses do Regional Sul 1 também realizam o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade de 2020.

 

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.