Comissões Episcopais Pastorais

CAM 4 / COMLA 9 é refletido na Assembleia do COMIRE

DSC00004O Conselho Missionário Regional  – (Comire) do Sul 1 realizou Assembleia neste sábado, 9 de novembro, na Obra dos Cenáculos Missionários (OCM), no Alto da Lapa, em São Paulo. Cerca de 53 missionários e missionárias, representando as sub-regiões, dioceses, congregações religiosas e organismos partilharam os “Desafios da Missão Urbana à Luz do Instrumento de Participação do COMLA 9/ CAM 4”, cujo tema é “Discípulos Missionários de Jesus Cristo da América em um mundo secularizado e pluricultural”.

A Assembleia foi aberta com missa presidida pelo presidente do COMIRE dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiaí, as 8h. “A liturgia de hoje nos exorta a ser Igreja Missionária. Jesus é o Esposo da Nova e Eterna Aliança e nós somos as pedras vivas do Santuário de Deus”, disse dom Vicente na homilia.

A acolhida foi feita pela coordenadora do COMIRE Maria de Fátima da Silva (Fatiminha), que falou da alegria em receber os missionários de todos os sub-regionais. Comunicou a ausência do assessor padre Everton Aparecido da Silva, da diocese de Presidente Prudente, que sofreu acidente na véspera da Assembleia, mas que passa bem.

Padre Alcides Costa, do Centro de Formação Missionária foi o assessor, apresentando o histórico dos Congressos Missionários e discorrendo sobre o Instrumento de Pasrticipação. “O CAM 4 / COMLA 9 tem como finalidade refletir sobre a missão Ad Gentes da América para o Mundo. O mandato missionário de Jesus Cristo, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) não é uma ordem superficial, mecânica, individual e optativa. Pelo contrário, tem caráter obrigatório e comunitário”, falou.

“O Ano da Fé e a comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II mostram um tempo oportuno para promover a fé e tornar possível uma nova evangelização, que redescubra e entusiasme os missionários”, completou.

Os participantes, divididos em 5 grupos, refletiram os capítulos do Instrumento de Trabalho, com destaque para: a- Viver o discipulado; b- Inculturação para anunciar o Evangelho; c- Desafios Pastorais na Missão Urbana e Missão Ad Gentes; d- Questionamentos e Soluções no trabalho missionário; e- Encontro pessoal com Jesus e testemunho. Os subsídios da plenária serão divulgados pelo COMIRE como auxílio à formação missionárias no Regional Sul 1.

Tiago Scalco apresentou o novo coordenador da Juventude Missionária, Diego Coelho, da diocese de São Miguel Paulista, SP. Tiago, que deixa a coordenação, agradeceu ao COMIRE pelo apoio dado em sua gestão. Diego anunciou a criação do blog: www.jmissionariasaopaulo.blogspot.com.br e o e-mail para contatos: [email protected].

Padre José Eugênio, da Arquidiocese de Campinas falou sobre os preparativos para o Encontro Missionário Estadual de 2014, que será realizado em Campinas de 29 a 31 de agosto. Também foi partilhado o VII Encontro Internacional do SINE – Sistema Integrado da Nova Evangelização, realizado pela primeira vez no Brasil, sendo sediado pela diocese de São José dos Campos no período de 4 a 8 de novembro.

Os delegados do COMIRE para o CAM 4 / COMLA 9 receberam as informações necessárias de logística para o encontro latino-americano em Maracaibo, Venezuela, de 26 de novembro a 1º de dezembro. Também foi apresentada a faixa do COMIRE Sul 1 que será usada no evento venezuelano.

A Assembleia foi encerrada com mística e oração missionária. “A Igreja precisa de homens e mulheres comprometidos com o Reino”, falou Fatiminha no encerramento.

DSC09962
Dom Vicente Costa presidiu a missa de abertura
DSC00029
Fatiminha apresenta a faixa que será usada no evento venezuelano

 

DSC09987
Padre Alcides foi o assessor da assembleia
DSC00021
Tiago (ao centro) apresentou o novo coordenador da Juventude Missionária, Diego Coelho (da direita)

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.