Notícias

Bispo Emérito da Diocese de Araçatuba celebra Jubileu de Diamante Sacerdotal

IMG_2801_reduzidaNeste domingo (1), início do Tempo do Advento, a diocese de Araçatuba celebra junto com seu bispo emérito, dom José Carlos Castanho de Almeida (foto), seus 60 anos de ordenação sacerdotal. A Missa em Ação de Graças ao seu jubileu de diamante será na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, às 10h.

Breve biografia Dom José Carlos Castanho de Almeida, bispo emérito da diocese de Araçatuba

Dom José Carlos Castanho de Almeida nasceu em Guareí (SP), em 14 de junho de 1930. Filho de Accacio Castanho de Almeida e Joanna Pires Castanho. Estudou filosofia no seminário Central do Ipiranga, em São Paulo, e na Universidade Mogi das Cruzes (SP). Teologia na faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo. Também formou-se bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (SP).

Foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1953, em Sorocaba (SP). Sua nomeação episcopal deu-se em 3 de março de 1982 e ordenação em 2 de maio do mesmo ano, em Sorocaba.

Como bispo exerceu seu ministério com bispo auxiliar de Santos (SP), vigário episcopal do Litoral Norte, com sede em Caraguatatuba (SP), entre 1982 e 1987; bispo de Itumbiara (GO) entre 1987 e 1994; membro do CETEL (Comissão Episcopal para Tradução dos Textos Litúrgicos) da CNBB por 2 períodos; e foi o primeiro bispo da diocese de Araçatuba de 1994 até 2003. Sua renúncia, tornando-se bispo emérito de Araçatuba aconteceu em 17 de setembro de 2003.

Assessoria Diocesana de Imprensa e Comunicação

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.