Dioceses

Bispo de Jales divulga comunicado intitulado “Convite à reflexão e à Ação em Defesa da Vida”

No último dia 24 de junho, Dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, emitiu um comunicado intitulado “Convite à reflexão e à Ação em Defesa da Vida”. Segue abaixo na íntegra o texto completo:

Neste momento em que o Brasil registra mais de meio milhão de mortos pela Covid-19, a Diocese de Jales – SP, unida em oração pelos falecidos, solidária com seus familiares e terna com quem sofre enfermidades e sequelas da pandemia, convida à reflexão e à ação.

Poderíamos ter evitado esta catástrofe? Poderemos contê-la, logo? Sim, com certeza. A responsabilidade é de todos. No entanto, pesa sobre o poder público responsabilidade maior, especialmente o governo federal, que continua negligenciando medidas adequadas.

Causa-nos indignação: o desprezo, sobretudo do executivo federal, à comunidade científica e às orientações da Organização Mundial da Saúde; os poucos recursos para o Sistema Único de Saúde; e as iniciativas insuficientes de educação, prevenção e vigilância sanitárias.

Clamamos a Deus por justiça e misericórdia: livrai-nos, Senhor, dessa tribulação! A compaixão de Cristo nos interpela (cf. Mt 9,35). Ele nos estimula a testemunhar seu amor, atuando solidariamente em prol do bem comum, com predileção aos mais pobres (cf. Lc 4,18).

Manifestamos nossa gratidão a todos que se mantêm ativos nos serviços essenciais, de modo especial, os profissionais da saúde, que estão arriscando suas vidas para salvar a vida dos demais. Que Deus os sustente na exaustão causada pelas longas jornadas de trabalho!

Cristo nos exorta a cuidar dos “feridos à beira do caminho” (cf. Lc 10,33-34) e a defender a vida integralmente (cf. Jo 10,10). Assim atua a “Rede de Protetores da Vida” de nossa Diocese, na qual convidamos todas as pessoas de boa vontade, em especial jovens,a se engajarem.

Em meio à tempestade, Cristo está conosco, no mesmo barco, encorajando-nos a seguir nossa travessia para a outra margem: uma nova sociedade. Urge-nos construir um projeto novo de nação: mais justa, soberana e democrática, na qual a vida esteja em primeiro lugar.

Que o Senhor, nosso Deus, dê forças ao seu povo e o abençoe com a paz (cf. Sl 29,11)!

Jales, 24 de junho de 2021.

Dom Reginaldo Andrietta
Bispo Diocesano de Jales

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.