Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No último dia 24 de junho, Dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, emitiu um comunicado intitulado “Convite à reflexão e à Ação em Defesa da Vida”. Segue abaixo na íntegra o texto completo:
Neste momento em que o Brasil registra mais de meio milhão de mortos pela Covid-19, a Diocese de Jales – SP, unida em oração pelos falecidos, solidária com seus familiares e terna com quem sofre enfermidades e sequelas da pandemia, convida à reflexão e à ação.
Poderíamos ter evitado esta catástrofe? Poderemos contê-la, logo? Sim, com certeza. A responsabilidade é de todos. No entanto, pesa sobre o poder público responsabilidade maior, especialmente o governo federal, que continua negligenciando medidas adequadas.
Causa-nos indignação: o desprezo, sobretudo do executivo federal, à comunidade científica e às orientações da Organização Mundial da Saúde; os poucos recursos para o Sistema Único de Saúde; e as iniciativas insuficientes de educação, prevenção e vigilância sanitárias.
Clamamos a Deus por justiça e misericórdia: livrai-nos, Senhor, dessa tribulação! A compaixão de Cristo nos interpela (cf. Mt 9,35). Ele nos estimula a testemunhar seu amor, atuando solidariamente em prol do bem comum, com predileção aos mais pobres (cf. Lc 4,18).
Manifestamos nossa gratidão a todos que se mantêm ativos nos serviços essenciais, de modo especial, os profissionais da saúde, que estão arriscando suas vidas para salvar a vida dos demais. Que Deus os sustente na exaustão causada pelas longas jornadas de trabalho!
Cristo nos exorta a cuidar dos “feridos à beira do caminho” (cf. Lc 10,33-34) e a defender a vida integralmente (cf. Jo 10,10). Assim atua a “Rede de Protetores da Vida” de nossa Diocese, na qual convidamos todas as pessoas de boa vontade, em especial jovens,a se engajarem.
Em meio à tempestade, Cristo está conosco, no mesmo barco, encorajando-nos a seguir nossa travessia para a outra margem: uma nova sociedade. Urge-nos construir um projeto novo de nação: mais justa, soberana e democrática, na qual a vida esteja em primeiro lugar.
Que o Senhor, nosso Deus, dê forças ao seu povo e o abençoe com a paz (cf. Sl 29,11)!

Jales, 24 de junho de 2021.

Dom Reginaldo Andrietta
Bispo Diocesano de Jales