Notícias

Beato José de Anchieta será canonizado, afirma Dom Damasceno

O Jesuíta, Beato José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo, logo receberá a honra dos altares. Foi o que informou na manhã desta quarta-feira, 18/12, o Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, durante coletiva de imprensa no Santuário Nacional.

O comunicado da Santa Sé sobre a canonização do beato veio por meio de um telefonema do próprio Papa Francisco a Dom Damasceno.  A notícia em favor do defensor dos indígenas, catequista, considerado apóstolo do Brasil, foi recebida com alegria pelo Cardeal.

“José de Anchieta deixou marcar profundas no início da colonização do Brasil, como também na sua evangelização. Eu creio que ele merece ser cultuado por toda a Igreja”, disse.

A data da canonização que ainda será definida pela Santa Sé

Na JMJ Rio 2013 Papa Francisco recordou Beato José de Anchieta

O Papa Francisco, em sua última homília no Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude realizada na cidade do Rio de Janeiro em julho de 2013, encorajou mais de 3 milhões de jovens que estavam na Missa de envio, na praia de Copacabana, a evangelizarem outros jovens.

O Santo Padre citou o Beato José de Anchieta como um modelo de missionário, pois aos 19 anos de idade veio ao Brasil para sua missão evangelizadora. “Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem!”.

“De forma especial, queria que este mandato de Cristo -”Ide” – ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a Missão Continental promovida pelos Bispos. O Brasil, a América Latina, o mundo precisa de Cristo! Paulo exclama: «Ai de mim se eu não pregar o evangelho!» (1Co 9,16). Este Continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muito fruto. Agora este anúncio é confiado também a vocês, para que ressoe com uma força renovada. A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido!”, concluiu o Papa.

Mais sobre a coletiva com dom Damasceno

Dentre as novidades apresentadas por Dom Raymundo Damasceno, está a realização de uma edição extraordinária do Sínodo dos Bispos para o próximo ano, em Roma, e que falará sobre a família. A Assembleia ordinária acontecerá em 2015. Além disso, apresentou o tema e o lema da próxima Campanha da Fraternidade, que abordará o tráfico humano.

O bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli, relembrou também os momentos mais marcantes da arquidiocese: a Festa de Frei Galvão, Romaria Nacional da Juventude, dia dedicado à Padroeira do Brasil e o crescimento de público no Santuário. Segundo ele, mais de 11 milhões de fiéis estiveram na Basílica este ano, além da ilustre presença do Papa Francisco em julho durante a Jornada Mundial da Juventude.

“Eu gosto de uma frase que ele usou aqui [em Aparecida]: ‘não deixem que roubem a esperança do nosso coração’, e nós estamos sedentos de esperança. Então, tudo isso significa esperança: nunca desanimar , nunca desistir…”, ressaltou o bispo.

Ainda durante a coletiva, Dom Damasceno destacou ainda dois documentos elaborados pelo Papa neste ano: a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, com o apelo para a missão evangelizadora da igreja, e a mensagem de Francisco para o dia 1º de janeiro de 2014, em que o Pontífice faz referência à Fraternidade como um caminho para a paz.

Por fim, o cardeal expressou sua mensagem aos fiéis para este Natal. “Somos chamados a viver essa mensagem profunda do Natal, acolher bem o outro, ver no outro um outro eu. Esta é a minha mensagem de um Feliz e Santo Natal para todos e também um Ano Novo muito abençoado, sobre a proteção de Nossa Senhora Aparecida”, disse.

Fonte: Do site da arquidiocese de São Paulo. Com Canção Nova

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.