Comissões Episcopais Pastorais

Bauru sediou a Assembleia Regional do Conselho de Leigos

 leigosA diocese de Bauru (SP), no Centro de Transformação e Vivências (CTV), sediou nos dias 1, 2 e 3 de março, a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 1 da CNBB, que teve como tema: “Por um novo agir, com fé renovada e esperança ativa”.

No dia 1, iniciando os trabalhos, o presidente do CNLB, Luis Antonio Ferreira, deu as boas vindas a todos, declarou aberta a Assembleia, leu as cartas enviadas pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer , arcebispo da Arquidiocese de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 – que está em Roma, para o conclave que vai eleger o novo Papa, de Dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar de São Paulo e referencial para o CNLB SUL 1, ambos justificando suas ausências e desejando sucesso na realização da Assembleia, e de outros participantes que não puderam estar presente. Após este momento ele delegou à Comissão de Formação, a programação dos painéis, sendo o primeiro deles “Convivência Humana” com assessoria da professora da Unisantos, Márcia Regina de Almeida Ribeiro Jacob. Neste painel ela colocou sobre que o homem hoje interage através das redes sociais, com milhares de amigos, mas ao mesmo tempo está vivendo isolado e só.

 O segundo dia, teve início já com os assessores da Comissão de Formação – Rinaldo Henrique Gachet, Márcia Signorelli, Maria Helena Lambert e Wanda Conti, com exposição de painéis  sobre os Documentos da Igreja, num trabalho didático muito bem feito, facilitando o entendimento dos participantes. Muitos outros assuntos, colocações e informes fizeram parte dos trabalhos deste dia, bem como em seu encerramento teve a solene celebração pelos 40 anos de atividades da Pastoral da Juventude. E aqui é importante registrar que iniciada em novembro de 2011, a participação dos jovens nas Assembléias do CNLB SUL 1, tem apresentado um saudável e gradual aumento, trazendo mais colorido e movimentação às Assembléias. O dia 03, voltado para as deliberações dos grupos de trabalhos dos Regionais, formados para a discussão dos painéis, contou com a presença do Antonio Geraldo Aguiar, assessor do Setor Leigos da CNBB, que trouxe informes sobre o CEFEP e do Setor Leigos, vários eventos programados para este ano, bem como palavras de carinho e incentivo para a caminhada laical. Também o presidente Luis Antonio, apresentou aos participantes a edição da revista comemorativa do Jubileu de Prata do CNLB SUL 1, com um rico conteúdo da história e caminhada do Conselho, nos 25 anos de atividades no Estado de São Paulo.

 O encerramento aconteceu com a celebração eucarística. No discurso de encerramento, o presidente do CNLB-Regional Sul 1, Luis Antonio, falou sobre a realização dessa assembleia. a presença de todos e prometeu não medir esforços para trabalhar pela classe. “Enquanto os cardeais da Igreja se preparam para o conclave, o laicato do Regional Sul 1, através do CNLB SUL 1, realizou esta grande Assembléia, com mais de uma centena de participantes, aberta, participativa, acolhedora, animada, mística e formativa, para avançar para águas mais profundas, da missão e vocação do laicato e com isso construir junto e viver a primavera da Igreja, recuperando com força e carinho o carisma do Concílio Vaticano II”. Tudo isso em comunhão com o tema: ‘Por um novo agir, com fé renovada e esperança ativa’. “, disse

 De Bauru, Reinaldo Oliveira – Comissão de Comunicação do CNLB SUL 1

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.