Notícias

Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 foi tema da reunião do CONSER

IMG_0263_reduzida
Durante a reunião, Dom Tarciso Scaramussa explicou sobre a dinâmica da Assembleia, que terá como tema o “Ano da Fé e transmissão da Fé”

A reunião ampliada do Conser – Conselho Episcopal do Regional Sul 1 da CNBB, realizada nesta quinta-feira (9), teve como tema principal a preparação para a 76a. Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 em Aparecida, nos dias 10 a 12 de junho de 2013.

A reunião foi aberta com a Oração das Nove, dirigida pelo presidente do CONSER Cardeal dom Odilo Pedro Scherer. Após a leitura da Ata o presidente saudou o novo arcebispo de Ribeirão Preto Dom Moacir Silva, bispo diocesano de São José dos Campos e vice-presidente do Conser. Também anunciou a nomeação de dois clérigos paulistas para o episcopado: monsenhor Luiz Antonio Cipolini, da diocese de São João da Boa Vista para bispo de Marília; monsenhor José Aparecido Gonçalves de Almeida, da diocese de Santo Amaro, SP, para bispo auxiliar de Brasília, DF.

 Sobre a 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril em Aparecida, dom Odilo falou que o debate sobre o tema “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia” continuará até a próxima assembleia. A CNBB fará publicar um documento de estudos e receberá das paróquias do Brasil subsídios para a elaboração do documento final. “A paróquia é a expressão da Igreja, base da comunidade de fé, onde se realiza plenamente a vida e a missão da Igreja”, completou o presidente.

As explicações sobre a dinâmica da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 foiram dadas pelo secretário geral Dom Tarciso Scaramussa. Segundo dom Tarciso haverá intervenções dos participantes durante os debates da assembleia, que terá como tema: “Ano da Fé e transmissão da Fé”. Na assembleia serão apresentando ainda os relatórios das Comissões Episcopais do período de junho de 2012 a maio de 2013.

 No final da primeira parte da reunião, os padres sub-secretários e coordenadores de pastoral apresentaram o andamento das pistas comuns da 34ª Assembleia das Igrejas Particulares, ligadas ao Ano da Fé, 50 anos do Concílio Vaticano II, Catecismo da Igreja Católica e Jornada Mundial da Juventude. O destaque fica por conta do empenho das dioceses em dar continuidade ao trabalho com os jovens pós Jornada.

 Na segunda parte da reunião, houve a reunião reservada dos Bispos presidentes das sub-regiões com a Presidência do Regional, enquanto o secretário executivo padre Nelson Rosselli Filho se reuniu com os padres sub-secretários e represenantes dos organismos.

Colaboração de Diác. José Carlos Pascoal. Foto de Renato Papis

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.