|
Assembleia do CNLB do Regional Sul 1: “Celebrar, Encantar e Avançar”.
Os cristãos leigas e leigos do Estado de São Paulo, reunidos na Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os dias 04 e 06 de novembro de 2022, na cidade de Araras (SP), comemoraram os 35 anos de caminhada sob o tema “Celebrar, Encantar e Avançar” e o lema “Lançai as redes para águas mais profundas!” (Lc 5,4). A iniciativa contou com a participação de representantes dos Conselhos Diocesanos e Organizações filiadas do Estado.
A Assembleia reunida fez uma análise da conjuntura social e eclesial com o objetivo de ampliar a percepção para o atual momento do país e para contribuir no planejamento das atividades dos próximos anos.
Foram diversos os momentos de integração e de celebração, por ocasião da comemoração dos 35 anos de caminhada do CNLB Regional Sul 1,incluindo memória de tantas pessoas que, efetiva e afetivamente, deram sua real contribuição para o Organismo neste Regional, dentre todos que jáfizeram sua Páscoa definitiva.
Destacamos um dos significativos trechos da Carta dos cristãos leigos e leigas ao final da Assembleia: “Nossa opção enquanto cristãs e cristãos é, e sempre será, uma opção evangélica pelos pobres e excluídos de todo gênero, com o que, inspirados pela Palavra de Deus e pelas orientações de Francisco, em seu discurso no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em julho de 2015, buscamos, e sempre buscaremos, que nenhuma família esteja sem casa, que nenhum camponês esteja sem-terra e que nenhum trabalhador se encontre sem Direitos e sem trabalho. Portanto, reafirmamos nossa comunhão e nosso compromisso com o Papa Francisco e com a CNBB”.
O atual presidente do CNLB Regional Sul 1, Luiz Henrique Ferfoglia Honório, destaca a importância do Organismo, em especial a sua presença no Regional Sul 1 da CNBB que representa o Estado de São Paulo, por entender que o mesmo demonstra a vitalidade percorrida ao longo de seus 35 anos de fundação, sempre contribuindo efetivamente na perspectiva de um autêntico sujeito eclesial, corresponsável no processo de evangelização.
Ressaltamos que o processo de escuta, na Comunhão e Participação é essencial para uma Igreja que busca “caminhar juntos” com o firme propósito de celebrar, encantar, avançar, sair da autorreferencialidade e buscar unidade com pastorais, movimentos eclesiais, organizações filiadas e demais organismos do Povo de Deus.
A Assembleia concluiu com a Celebração Eucarística no domingo, com o desejo de que Jesus de Nazaré motive a cada sujeito eclesial naforça do seu Batismo, e que todas as pessoas de boa vontade, se empenhem na construção de uma sociedade justa, inclusiva, respeitosa e solidária!