O arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, divulgou carta sobre o documento “Homem e Mulher os criou”.
O documento, que também foi divulgado no site da Arquidiocese de Sorocaba, “dialoga com a questão do Gender (Gênero) na Educação. É um documento dirigido às instituições de Ensino, mas pode e deve ser estudado por todos os padres, confessores, professores, agentes de pastoral e famílias“, diz o arcebispo em nota.
O arcebispo estabelece quatro ações no âmbito da Arquidiocese: Ler pessoalmente o documento e estudá-lo com atenção; entregar o documento a todos os outros agentes de pastoral que estão mais ligados à educação de crianças e jovens (psicólogos, professores, ECC, Pastoral Familiar, Pastoral do Menor, Pastoral da Educação, etc.) para leitura e estudo pessoal e/ou em grupo. Seria interessante promover encontros por grupos de pastorais, para expor, discutir e aprofundar o documento; os professores do Instituto de Teologia são convidados e instados a estudarem o documento; nos contatos pessoais, procurar divulgar o documento nas Universidades, nas escolas e nas paróquias.
Confira o PDF da carda divulgada pela Arquidiocese de Sorocaba (clique aqui para ler), ou abaixo a íntegra da nota.
Carta sobre o documento “Homem e Mulher os criou”
Caros Párocos, vigários e administradores paroquiais,
Sorocaba, 15 de julho de 2019
Encaminho o documento “Homem e Mulher os criou” da Congregação para a Educação Católica. O documento dialoga com a questão do Gender (Gênero) na Educação. É um documento dirigido às instituições de Ensino, mas pode e deve ser estudado por todos os padres, confessores, professores, agentes de pastoral e famílias.
Para que possamos enfrentar essa questão grave para a educação e para a formação das novas gerações, peço que procurem realizar as seguintes ações no âmbito da nossa Arquidiocese em tempo breve.
- Ler pessoalmente o documento e estudá-lo com atenção;
- Entregar o documento a todos os outros agentes de pastoral que estão mais ligados à educação de crianças e jovens (psicólogos, professores, ECC, Pastoral Familiar, Pastoral do Menor, Pastoral da Educação, etc.) para leitura e estudo pessoal e/ou em grupo. Seria interessante promover encontros por grupos de pastorais para expor, discutir e aprofundar o documento.
- Os professores do Instituto de Teologia são convidados e instados a estudarem o documento.
- Nos contatos pessoais, procurar divulgar o documento nas Universidades, nas escolas e nas paróquias.
É importante deixar a nossa posição defensiva e assumir uma posição proativa de diálogo, de análise e de proposta.
Anexo o PDF do documento para maior facilidade. Tomei a liberdade de evidenciar os pontos que acho fundamentais para a nossa Arquidiocese. Se preferirem podem acessar diretamente o documento no site do Vaticano:
Leia na íntegra o documento no site do Vaticano
Com minhas orações,
Julio Endi Akamine SAC
Arcebispo de Sorocaba