Artigos

Alegrai-vos no Senhor: É Páscoa

 20260D“As mulheres afastaram-se depressa do sepulcro, cheias de medo e alegria, e correram para dar a notícia aos discípulos. Jesus saiu ao seu encontro e lhes disse: Alegrai-vos! Elas se aproximaram, abraçaram seus pés e se prostraram diante dele. Jesus lhes disse: Não temais; ide avisar meus irmãos que se dirijam á Galiléia, onde me verão”  ( Mt 28,8-10).

Com estas palavras do Evangelho desejo iniciar esta saudação de Páscoa a todos vocês, irmãos e irmãs, que são pedras vivas da construção de nossa Igreja Particular de Amparo. Feliz Páscoa a todos, pois o Senhor ressuscitou.

A história de Jesus, humanamente falando, sem a ressurreição é a história de um fracasso. Até mesmo no momento da última ceia, enquanto Jesus falava do amor e do serviço ao próximo, os discípulos discutiam quem seria o maior (cf Lc 22,24). No Horto das Oliveiras, enquanto Jesus rezava em agonia, eles dormiam. Jesus ensinou o perdão e a paz, mas Simão Pedro, pegando a espada fere um dos soldados que vieram prender Jesus (cf. Lc 22,50). Depois todos fogem. A multidão favorecida por Jesus com curas milagrosas e palavras de vida, exigem que Barrabás, seja solto no seu lugar e pedem que Jesus seja condenado á morte na cruz.

Porém, tudo o que Jesus fez foi por amor e o amor é mais forte que a morte, por isso, o Filho de Deus feito homem, ao defrontar-se com a morte, investe sobre ela com um amor infinito que a derrota. A vida vence a morte, o amor vence o ódio e a inveja. Jesus é o vencedor vencido. Ele tem o poder de dar a vida e retomá-la de novo.

A mensagem de Páscoa é uma mensagem de alegria. O próprio Jesus diz: alegrai-vos. Assim como no dia de seu nascimento os anjos convidavam os pastores para a alegria, agora na conclusão do Evangelho somos novamente convidados à alegria. Tudo terminou bem. A vitória veio pela cruz. A cruz, o amor venceu o inferno. Jesus não foi derrotano, pelo contrário ele derrotou a morte e continua derrotando-a nos seus membros que somos nós, continuadores de sua missão na história: vencendo vem Jesus!

A mensagem da Páscoa é uma mensagem de coragem: não tenham medo disse Jesus. O medo nos paralisa, acovarda e impede de seguir Jesus. O medo é o contrário da fé. Nas águas do batismo fomos consagrados a Jesus, saibamos que Ele estará sempre conosco.
A mensagem da Páscoa é uma mensagem de perdão. Jesus chama seus discípulos (que o abandonaram) de “irmãos”, dando-lhes assim o perdão e re-convocando-os para a missão. Ele se mostrará a eles na Galiléia e os enviará com a missão de anunciar a vitória da vida sobre a morte.

Alegria, coragem e perdão, estas palavras resumem o Páscoa e indicam para nós a nova criação que Deus inicia com a ressurreição de Jesus. Com a vitória de Jesus Cristo todos que o seguimos nos tornamos capazes de Nele, vencermos a morte dia após dia.

Termino com uma palavra de apreço à juventude. Uma das prioridades pastorais de nossa Diocese é a juventude –  para que sejam discípulos e missionários de Jesus. A juventude é sentinela do amanhã. Na companhia de Jesus, não se deixem enganar pelos ídolos e promessas de prazeres falsos e vida fácil. Jesus vos chama a uma vida de amor-serviço, porque o amor vencerá.

A todos os que lerem esta mensagem, em nome de Jesus, abençoo de coração e desejo uma feliz e santa páscoa.

Por Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo Diocesano de Amparo

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.