Comissões Episcopais Pastorais

Agentes de pastoral se reúnem para manhã de Espiritualidade

Espiritualidade do Comunicador: “Todos nós somos Discípulos Missionários da Comunicação”.

foto_helena-1
Helena Corazza, Coordenadora de Cursos do Sepac conduziu “manhã de espiritualidade” durante a Reunião.

Na manhã desta quarta-feira (26), a equipe de reflexão da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB se reuniu no Sepac, em São Paulo, SP, para uma manhã de espiritualidade e formação, conduzida pela jornalista e irmã  Helena Corazza, fsp.

“No encontro com Cristo, queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom (DA, nº 28). Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas através do encontro com um acontecimento com uma Pessoa” (DA, nº 243). Com esta afirmação do Documento de Aparecida, irmã Helena, introduziu sua palestra sobre espiritualidade do comunicador cristão.

Segundo irmã Helena, essa espiritualidade cristã fundamenta-se na Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) – consagração batismal. Ela (a espiritualidade cristã) só será eficaz “se houver a participação da comunidade cristã que se reúne em nome Dele ‘Por causa de Jesus’ (2Cor 4,5) ;  o Fortalecimento na união e na partilha; a Missão – que todos se tornem filhos de Deus. ‘Este é o meu Filho amado. Escutem o que Ele diz’. ‘Glória a Deus e Paz aos homens de boa vontade’; as pessoas que vivem num contexto de mudanças culturais e sociais, conscientes de que a Palavra de Deus permanece”.

A jornalista salientou ainda que a comunicação é trinitária, composta por três Pessoas Divinas: 1- o olhar de Deus Criador que tem o ser humano como participante na obra criadora. (Mons. Isern); 2- Jesus Cristo, comunicador do Pai, Caminho, Verdade e Vida, modelo inculturado e dialógico de comunicação (cf. “Communio et Progressio” Sobre os Meios de Comunicação Social 11); 3- O Espírito que fecunda toda ação comunicativa e age a partir da interioridade.

No final da reunião, conversamos com a Ir. Helena sobre alguns desafios do comunicador cristão, tanto em questões técnicas, quanto em questões de espiritualidade e missão, confira abaixo trecho da entrevista:

“O comunicador cristão não basta apenas saber produzir ele deve ser um profissional que vive com valores, que tem a missão do anúncio do Evangelho e também de comunicar tudo àquilo que digamos que a Igreja também está fazendo, e instituições ligadas a Igreja. Então ele até pode ser um ótimo profissional, mas para ser ético, para viver os valores, para ter esse conteúdo, essa mística da missão, ele precisa cultivar a espiritualidade, uma espiritualidade que o preencha também interiormente que ele se sinta que vive o Batismo, que é amado por Deus, que é filho de Deus e que tem uma missão e não está aqui por acaso. A partir dessa experiência também pessoal do cultivo da espiritualidade, que nasce bastante natural, a missão não é um fardo, mas simplesmente aquilo que você recebeu como dom de Deus, você também passa para outra pessoa”.

945333_352275358208245_118027709_n22
Equipe de reflexão da Pastoral da Comunicação, presidida pelo bispo de Itapeva, dom José Moreira de Melo e coordenada por Ir. M. Celeste, paulina

REUNIÃO – Após o momento de formação para os agentes, irmã Celeste Ghislandi conduziu a reunião da equipe. Na pauta, a preparação do Encontro Regional de Comunicação, em 29, 30 de novembro e 1º de dezembro em Aparecida, SP, cujo tema escolhido é: “Fundamentação Bíblico-teológico da Pastoral da Comunicação.”  A jornalista Ana Lúcia Zombardi, de São José dos Campos, falou da participação do Encontro de Jornalistas da CNBB, realizado no início de junho, em Brasília, que teve como tema a produção do Manual de Redação e Estilo. Padre Marcos Vinicius divulgou o pacote de viagem e estadia para o Muticom, que acontece em Natal (RN), no final de outubro. A restauradora Sílvia Regina Karps foi convidada a falar sobre a confecção da imagem da Nossa Senhora da Comunicação, que está sendo feita, a pedido da equipe do Regional Sul 1. A próxima reunião da equipe será em 19 de agosto, às 9h na sede do Regional Sul 1 da CNBB.

A reunião teve a participação dos agentes da Pastoral da Comunicação das sub-regiões pastorais, entre eles o bispo de Itapeva, SP, dom José Moreira de Melo, a irmã Maria Celeste Ghislandi,fsp, coordenadora regional. Acompanhe informações sobre a comunicação em www.facebook.com/pascomsul1

*Renato Papis é jornalista e colaborador na Pastoral da Comunicação

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.