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Reflexões sobre a comunicação eclesial no Brasil
Antes que se conclua o chamado período de escuta em preparação à Assembleia Eclesial Latino-americana, a Agência de Notícias SIGNIS – representando a Associação SIGNIS Brasil – realizou na última sexta-feira (27), uma roda de conversa sobre o tema “Comunicação Eclesial”.
A proposta que serviu de base para a apresentação de ideias que vêm a seguir foi bastante simples: fazer um elenco de considerações críticas e sugestões para a Igreja no América Latina a respeito da comunicação eclesial, como uma contribuição da SIGNIS Brasil às reflexões a serem feitas durante a Assembleia Eclesial Latino-Americana, a ser realizada em novembro, na Cidade do México. O grupo que participou dessa roda de conversa, era bastante reduzido, mas não nem por isso não entusiasmado com a iniciativa de refletir sobre esse tema.
A roda de conversa foi conduzida por Luís Henrique Marques, editor-chefe da Agência SIGNIS a quem coube a responsabilidade de sintetizar e encaminhar à organização da Assembleia as contribuições que surgiram da conversa entre os participantes.
As principais considerações feitas a respeito da realidade atual da comunicação eclesial partiram, naturalmente, de percepções e experiências pessoais de profissionais de comunicação que têm uma atuação tanto pastoral quanto profissional no âmbito da Igreja no Brasil. Elas, portanto, não esgotam o assunto. De maneira geral, são considerações críticas a uma realidade recorrente, a despeito do esforço que lideranças, profissionais de comunicação e agentes da PasCom seguem realizando no sentido de cumprirem sua missão na Igreja. Além disso, a maior parte dessas considerações podem ser feitas tanto para o âmbito da comunicação eclesial tanto interna quanto externa. À parte o compromisso de contribuir com a Assembleia Eclesial Latino-americana, a proposta da SIGNIS Brasil é seguir criando espaços de reflexão sobre o assunto. Por isso, aguardem novidades a respeito em breve.
Confira o artigo na íntegra no site da Agência Signis
Da Redação, com Agência Signis