A festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, patrono da arquidiocese, da cidade e do estado de São Paulo, foi celebrada neste sábado, 25, com uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano. Na ocasião, também foi comemorado o 471º aniversário de fundação da capital paulista.
A Eucaristia solene foi concelebrada pelos bispos auxiliares e padres da Arquidiocese. Em visita ao Brasil, também concelebrou a missa Dom Dieudonné Datonou, Núncio Apostólico no Burundi.
A celebração contou, ainda, com a participação de autoridades civis e militares, entre os quais o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas. Também estiveram presentes representantes de igrejas de confissão cristã e de diferentes tradições religiosas.
Na homilia, Dom Odilo destacou o papel da cidade como um espaço de convivência, solidariedade e fraternidade, além de reforçar a importância da esperança e da justiça na construção de uma sociedade melhor.
“São Paulo é como as famílias grandes, onde sempre cabe mais um à mesa”, afirmou o Cardeal, destacando o caráter acolhedor da metrópole, que, ao longo dos séculos, tem recebido povos de diferentes origens, culturas e religiões. Ele também ressaltou a vocação histórica da cidade como um lugar de “convivência e interação construtiva”.
Dom Odilo abordou, ainda, os desafios contemporâneos, pedindo atenção especial às populações vulneráveis. “A Deus, nós pedimos ajuda e proteção sobre todos os que vivem em São Paulo, especialmente as pessoas mais vulneráveis e, por vezes, deixadas no esquecimento e no abandono por nós”, declarou. Ele reforçou o papel da solidariedade na construção de uma sociedade mais justa, pedindo “sabedoria e boa vontade” para os líderes e cidadãos na promoção da justiça e da fraternidade.
Leia a reportagem completa no Jornal O SÃO PAULO, clicando aqui: https://osaopaulo.org.br/sao-paulo/a-conversao-de-sao-paulo-inspira-transformacao-e-esperanca-para-a-cidade/
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO
Fonte: Jornal O São Paulo






