Notícias

76ª Assembleia Regional dos Bispos começa em Aparecida refletindo a Transmissão da Fé

 

DSC00650_reduzida
Cardeal Dom Odilo e Dom Benedito Beni dos Santos, foram conferencistas na abertura oficial da Assembleia

A 76ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) foi aberta nesta segunda-feira, 10, as 15h, com celebração de abertura  presidida pelo presidente Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. A Assembleia, que está sendo realizada na Pousada Bom Jesus de Aparecida, (SP), tem como objetivo refletir “Ano da Fé – A Transmissão da Fé”.

Dom Odilo acolheu os participantes (bispos, presbíteros, diácono, religiosas e leigos), representando as dioceses e organismos do Regional Sul 1. O cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis falou de sua alegria em receber a Assembleia em Aparecida, em especial refletindo um tema tão propício ao momento por que passa a Igreja.

A introdução ao tema foi feita por dom Odilo e dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena na Primeira Sessão Conjunta. “Apresento três constatações que considero importante: 1- todos os documentos do Concílio Vaticano II tratam da transmissão de Fé; 2- foram mais de 300 bispos participando do Sínodo da Palavra no Vaticano, e se mostraram muito preocupados com a Nova Evangelização. Não se pode considerar a Evangelização como algo consumado, mas é necessário evangelizar de novo, evangelizar sempre; 3- há uma vitalidade nova que surge onde menos se espera, como por exemplo: aumento do número de católicos na Escandinávia e em Hong Kong, e a revitalização do cristianismo na França”, disse dom Odilo.

DSC00649_reduzidaEm sua fala dom Beni falou do objetivo do Concílio Vaticano II: “Foi um Concílio Pastoral, tendo como finalidade a Transmissão da Fé”. Falou também das causas da crise de fé: “O que mais se destaca na questão de crise da Fé é o secularismo. Quando Bento XVI falou de reavivar a Fé em toda a Igreja, tratou, antes de mais nada, da dimensão pessoal da Fé”. “A Fé sem obras é morta, como escreve Tiago, mas a Fé sem esperança da vida eterna também é morta. O futuro da Fé é a esperança”, completou.

Na Segunda sessão foram feitas várias intervenções dos bispos a respeito do tema, após leitura dos subsídios de Dom Beni. Em uma das intervenções, Dom Luis Demétrio Valentini, bispo de Jales falou: “A América Latina é o continente que quer ser cristão, o continente que se assume como cristão; somos um povo que quer ser Igreja”.

As atividades do dia foram encerradas com Celebração Eucarística, presidida por Dom Raymundo Damasceno Assis. A Assembleia prossegue nesta terça-feira (11), iniciando as atividades do dia com Missa com Laudes.

De Aparecida, Diác. José Carlos Pascoal e Foto de Renato Papis

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.