Texto: Pe. Fausto Marinho de Carvalho Filho.

Nos dias 9 a 14 de maio aconteceu em Aparecida, o 18º ENP – Encontro Nacional de Presbíteros, reunindo cerca de 530 padres representando os Presbitérios dos Regionais e Arq/Dioceses de todo o Brasil, 110 deles do nosso Regional, com a participação também dos  Bispos referenciais que trabalham com a Pastoral Presbiteral, como Dom Vicente Costa de Jundiaí – referencial para a CRP – Comissão Regional de Presbíteros. Este Encontro, deveria acontecer em abril de 2020, adiado por dois anos por consequência da Pandemia do Covid-19.

O Encontro teve como tema “Presbíteros: Comunhão e Missão” e como lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) e tem como assessores o padre Rosimar Dias, Doutor em Psicologia e dom Joel Portella Amado, Secretário Geral da CNBB.

Foram ricos momentos de formação, reflexão, espiritualidade, com destaque para a importância da comunhão entre os padres, do encontro, da partilha das diversas realidades dos presbíteros da Igreja no Brasil e do senso de gratuidade (fraternidade presbiteral) . Na tarde de sexta-feira dia 13, contaram com a presença do Núncio Apostólico no Brasil – Dom Giambattista Diquatro, trazendo a palavra do Papa Francisco e aquilo que a Igreja espera da missão e da vida dos padres.

Na tarde da última sexta-feira, foi encerrado os trabalhos do Encontro com a eleição da nova Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), eleita por votação pelos padres participantes do encontro. Foram eleitos Pe. André do Vale de Goiás (Presidente), Pe. Fausto Marinho de Carvalho Filho, de São Paulo (Vice-presidente), Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão da Bahia (Tesoureiro) e o Pe. Rudinei Lasch, do Rio Grande do Sul (Secretário). Que Deus conceda a estes irmãos a sua bênção e com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a nova diretoria da CNP possa realizar a missão para a qual foi designada na promoção da Pastoral Presbiteral na Igreja do Brasil.

Pe. Rudinei Lasch (Secretário), Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão (Tesoureiro), Pe. Fausto Marinho (Vice-Presidente) e Pe. André Luis do Vale (Presidente) – foto nova diretoria da CNP – em Aparecida dia 14.05.2022

Foto dos membros da nova Diretoria da CNP com Dom Giambattista Diquatro (Núncio Apostólico do Brasil), Dom Joel Portela, Dom Pedro Luiz Stringuini e demais bispos concelebrantes da missa de encerramento do 18º ENP em Aparecida dia 14.05.2022