Comissões Episcopais Pastorais

Regional Sul 1 recebeu seminário sobre incidência política

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Regional Sul 1, promoveu neste último final de semana, de 26 a 28 de julho, o Seminário sobre Incidência Política das Organizações da Sociedade Civil, que contou com a participação representantes das pastorais sociais vinculadas a esta comissão. Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento que foi realizado em Limeira/SP.

O seminário é uma iniciativa da CNBB e já foi realizado em doze regionais, com resultados muito positivos, segundo o assessor do CAIS – Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais, Adriano Martins, que demonstrou satisfação com o resultado do seminário aqui, no Regional Sul 1.

O objetivo principal do seminário é ajudar as pessoas a promoverem incidência política com qualidade, utilizando estratégias assertivas e eficientes usando como ponto de partida a comunicação e abordagem. Divididos em grupos de trabalho, os participantes desenvolveram práticas de incidência e apresentaram o resultado ao final de cada oficina.

“Para nós, representantes da Pastoral Fé e Política, que atuamos basicamente com formação cidadã e política, desenvolvimento do senso crítico, formação para incidência política nos conselhos de direito etc., o seminário superou as expectativas, uma vez que responde às questões principais da prática das nossas ações: Onde estamos falhando? Por que a nossa mensagem não está atingindo o coração e as mentes das pessoas? Quando observamos a situação em que se encontra o país nesses últimos duzentos e poucos dias, essas questões são inevitáveis”, salientou Mônica Lopes, da pastoral Fé e Política.

A  ideia é replicar as informações obtidas no seminário para os s grupos de atuação: As escolas de Cidadania e de Fé e Política, as pastorais Fé e Política, os grupos de reflexões espalhados por todo o estado de São Paulo. Fazendo assim, uma grande rede de estudos e debates sobre cidadania, participação e controle social, favorecendo a multiplicação do debate sobre a Incidência Política e estimulando novas ações transformadoras frente a um cenário que se revela , de um lado, cada vez mais adverso, e, ao mesmo tempo, instigante para todos aqueles que acreditam na utopia do bem viver!

Com informações da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora – Regional Sul 1 CNBB

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.