Destaques Do Regional Notícias

Presidência do Regional Sul 1 participa de encontro entre bispos e empresários

O encontro reuniu bispos, sacerdotes e líderes empresariais

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 1 participou do XII Encontro entre bispos e empresários, realizado de 24 e 25 de agosto, em Guarulhos (SP). Promovido pela ADCE – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa Brasil, com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve como tema central “A igreja em saída, a vocação e o papel do líder empresarial. Perspectivas à luz do Ano Nacional do Laicato”. Os encontros de diálogo entre empresários e Bispos são realizados a cada dois anos. O primeiro encontro de Diálogo entre empresários e a Igreja católica no Brasil aconteceu em 1996, em São Paulo.

O XII Encontro contou com a presença de 30 empresários das regiões de Minas Gerais, Paraná, Bahia, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro e Brasília, e 13 clérigos: o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, um Arcebispo, sete Bispos e quatro padres. A Presidência do Regional Sul 1 fez-se presente no encontro.

Na abertura do encontro, a sra. Gigi Cavalieri, Presidente da ADCE-SP, deu as boas-vindas aos presentes e em seguida o bispo de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano, falou da sua alegria em sediar novamente o Encontro e convidou os empresários a serem missionários e irem ao encontro dos mais necessitados, sendo assim uma “Igreja em Saída”, tema do Celam realizado em Abril deste ano, em Villa de Leyva, Colômbia, com participação da UNIAPAC-LA. O presidente da ADCE Brasil, Sérgio Cavalieri, apresentou relatório das atividades da ADCE. O bispo de Campos, Rio de Janeiro, Dom Roberto Paz, falou sobre o Simpósio na Colômbia, onde representou os bispos do Brasil, e sobre a vocação do líder empresarial numa Igreja em saída através da quebra de paradigmas.

As atividades do sábado começaram com a missa celebrada pelos padres e bispos presentes e com participação do Coral de Guarulhos, regido pela maestrina Caetana, e participação do Padre Jair. Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, iniciou a partilha no Diálogo fazendo uma convocação a todos para “sair da área de conforto e dialogar, testemunhar, ir ao encontro, sendo a sal da terra e luz do mundo, em cada lugar e em cada organização”. O empresário João Carlos de Almeida, presidente da ADCE Brasília, reforçou a importância de “olhar” cada um dos colaboradores, começar de dentro, olhar para aqueles que constroem riqueza conosco. Falou da Igreja doméstica e da necessidade de acompanhar, através de uma outra dimensão, a comunidade onde a empresa está inserida; através de ações específicas e adequadas às necessidades local.
“É a primeira vez que participo deste encontro de diálogo entre empresários e bispos, confesso que não sabia da existência, no Brasil, de um movimento que acompanha os empresários e empreendedores oferecendo formação à luz da Doutrina Social da Igreja”, disse o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam.

Dom Julio Akamine, arcebispo de Sorocaba, refletiu sobre a vocação empresarial, convidando o empresário a colaborar com a salvação da humanidade. “O papel do empresário é criar riqueza, competir, administrar bens, produzir visando o bem comum, isto é, visando o benefício da sociedade”. Pode um empresário ser santo? Pode um político ser santo? A nossa primeira vocação é a santidade, pois, fomos criados a Sua imagem e semelhança. O Empresário Ricardo Lima, presidente da ADCE-SE, através de um forte testemunho, falou sobre a dificuldade do diálogo, muitas vezes pela falta de uma linguagem acessível, para promover o trabalho conjunto.

Como podem os sacerdotes ajudarem os empresários a cumprirem sua vocação e papel como líderes empresariais? É preciso trabalhar em conjunto, bispos e empresários de forma colaborativa e em permanente diálogo.

Para o Regional Sul 1, com colaboração de Alberto Perazzo

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.