Comissões Episcopais Pastorais Destaques

Pastoral Fé e Política esteve presente na diocese de Osasco e participou da aula inaugural da Escola de Cidadania

A Pastoral Fé e Política do Regional Sul 1 da CNBB esteve presente na diocese de Osasco, onde prestigiou e participou da aula inaugural da Escola de Cidadania. O referido curso é direcionado para Agentes da Pastoral Fé e Política da diocese.

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça” (Mt 6,33). “O Brasil que queremos emergirá do comprometimento de todos os brasileiros com os valores que têm o Evangelho como fonte da vida, da justiça e do amor. Queremos uma sociedade cujo desenvolvimento promova a democracia, preze conjuntamente a liberdade e a igualdade, respeite as diferenças, incentive a participação dos jovens, valorize os idosos, ame e sirva os pobres e excluídos, acolha os migrantes, promova e defenda a vida em todas as suas formas e expressões, incluído o respeito à natureza, na perspectiva de uma ecologia humana e integral”. (Trecho da MENSAGEM DA CNBB AO POVO BRASILEIRO por ocasião da 57ª. Assembleia Geral – Maio /2019). Foi dentro deste espírito, que  nesta quinta-feira,09 de maio, a coordenadora estadual da Pastoral Fé e Política do Regional Sul 1 da CNBB, Mônica Lopes teve a oportunidade de participar da aula inaugural da Escola de Cidadania da Diocese de Osasco.

A assessora Mônica Lopes parabenizou a comissão diocesana.

As Escolas de Cidadania ou de Fé e Política, são espaços criados para o debate e a formação para a Cidadania. Tem como objetivo desenvolver o senso crítico e trazer um conhecimento mais profundo sobre o ser cidadão: deveres e direitos. Assim como, despertar em nós, à luz do Evangelho de Jesus, da Doutrina Social da Igreja e da Constituição Federal, o desejo de transformar a nossa realidade local para o bem comum. Entender o verdadeiro sentido da Política, e o nosso papel na sociedade enquanto cristãos e cidadãos responsáveis e comprometidos na construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno para todos e todas.

A partir do AGIR da Campanha da Fraternidade de 2019, a Escola de Cidadania da Diocese de Osasco é pensada num processo de construção coletiva, com o apoio de padres e agentes das mais diversas pastorais da Região Bonfim, podendo se estender para outras Regiões Episcopais da Diocese.

As aulas terão frequência mensal e acontecerão sempre nas primeiras sextas-feiras de cada mês na Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, Rua General Labatut, 19 – Jardim Piratininga/ Osasco. CEP. 06220-050 – Tel. 11-3687-8088.

A primeira aula vai acontecer no dia 07 de Junho e vai refletir sobre o tema “Políticas Públicas para a Saúde”, com assessoria ainda a ser definida.

“Parabenizamos a comissão formada para a criação da Escola de Cidadania de Osasco pela atitude e compromisso, e nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível”, disse a assessora e agente da Pastoral Fé e Política do Regional Sul 1 da CNBB, da Arquidiocese de São Paulo e da Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo (REC/SP),  Mônica Lopes

(Texto/Fotos: Pastoral Fé e Política)

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.