Destaques Igreja pelo Mundo

Papa Francisco nomeia brasileiros para trabalhos no Vaticano

Cardeal Sérgio da Rocha agora é membro da Congregação para o Clero

O Papa Francisco nomeou novos membros da Congregação para o Clero. Entre os cardeais, há um brasileiro: o arcebispo de Brasília (DF), Sérgio da Rocha que até maio deste ano exerceu a função de presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O cardeal Sergio também foi, em outubro do ano passado, o Relator Geral da XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Sínodo dos Jovens.

Integram a Congregação outros dois cardeais brasileiros: João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

Os demais escolhidos são: Anders Arborelius, bispo de Estocolmo (Suécia); Giuseppe Petrocchi, arcebispo de L’Aquila (Itália); Baltazar Enrique Porras Cardozo, administrador apostólico de Caracas e arcebispo de Mérida (Venezuela).

Novos membros da Congregação para a Vida Consagrada
Entre eles, o único brasileiro é o bispo auxiliar de Curitiba-PR, Dom Amilton Manoel da Silva. Dom Amilton foi nomeado bispo titular de “Fiorentino” e auxiliar da arquidiocese de Curitiba recentemente há dois anos, em 7 de junho de 2017.

Entre os demais membros, para a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica estão quatro Cardeais, cinco Bispos, Superiores e Superioras Gerais.
Também foram nomeados os seguintes bispos e arcebispos: Filippo Iannone, presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos; Milton Luis Tróccoli Cebedio, bispo de Maldonado-Punta del Este (Uruguai); Michel Aupetit, arcebispo de Paris (França); Robert Francis Prevost, bispo de Chiclayo (Peru); Juan de la Caridad García Rodríguez, arcebispo de Havana (Cuba).

Com informações de Vatican News e CNBB.

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.