Acontece, na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida, o Encontro dos Padres Assessores da Catequese do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro teve início na terça-feira, dia 16, e termina hoje, dia 18, tendo como foco o campo pedagógico sobre a prática pastoral e a apresentação de um modelo de diretório catequético para as dioceses.

 

O documento proposto permite uma maior referência pastoral comum para toda as dioceses, além de garantir uma caminhada rumo aos mesmos objetivos e valores.
Como exemplo para os padres presentes no encontro, o Pe. Roberto da Silva Bocatele, assessor da catequese na Diocese de Votuporanga, apresentou o modelo de diretório idealizado e implementado na sua diocese.

 

Na manhã de ontem, dia 17, Dom Wilson Luís Angotti Filho, bispo diocesano de Taubaté e referencial para a catequese no Regional Sul 1, esteve no encontro. Dom Angotti falou sobre a importância da formação Cristã. Para o bispo, o primeiro contato que alguém tem com nossa fé é na vida em comunidade. Justamente por isso, é de extrema importância que tenhamos uma boa formação na catequese.

 

“Na maioria dos casos, o primeiro contato que a pessoa tem com a Fé não é pela Palavra anunciada, não é na catequese. É no convívio com a pessoa que é Cristã. Está aí a principal porta de entrada para a religião.”, explicou o bispo de Taubaté.

 

O Pe. Marcelo Luiz Machado, assessor da catequese no Regional Sul 1, se mostra animado com o encontro regional. Existente há mais de 30 anos, para o Padre Machado, o encontro é um abridor de ideias e possibilidades de como melhorar a vida pastoral em todo o Estado. Pois nele é possível trocar ideias, informações e compartilhar ações pastorais de diferentes dioceses e, com essa troca, fortalecer a catequese no Regional.

 

“É muito bom ter esse momento formativo. Primeiro, porque estimula a perseverança pastoral dos padres assessores e, segundo, pela possibilidade de enxergar as diferentes realidades pastorais de todo o Estado de São Paulo. Já que temos os padres aqui para compartilhar suas experiências e realidades”, disse o sacerdote assessor para a catequese no Regional Sul 1.

Texto e Fotos | Pascom | Regional Sul 1 – CNBB

Veja Também