Destaques Especial

Missa marca envio de mais missionários para a Missão na África

Para marcar a data, no próximo dia 06 de agosto, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias, será celebrada uma Missa de envio de mais missionários do Regional Sul 1 da CNBB, para a Missão na África.

Também será o envio dos missionários da TV Canção Nova que realizarão um Documentário em Moçambique.

A Santa Missa será presidida pelo Bispo de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, dom Pedro Luiz Stringhini.

Visita Missionária na Diocese de pemba, na África

Uma equipe representando o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizará a visita missionária na Diocese de Pemba no período de 09 a 22 de agosto deste ano.

Com o objetivo de elaborar um documentário sobre a realidade da Missão, através da Rede de televisão católica Canção nova, a visita de 10 dias, percorrerá a Província de Cabo Delgado, visitando as missões mantidas pelo Regional Sul 1 da CNBB, que em agosto completará 16 meses.

O roteiro já foi definido por Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo da Diocese de Pemba, iniciando no dia 13, após a chegada do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer que representará a Presidência do Regional e acompanhará a equipe missionária que em conjunto com os missionários, o Bispo de Pemba e os repórteres da Canção Nova, chegarão a Missão de Metoro, onde se encontra o Padre Adriano Ferreira Rodrigues da Diocese de Jundiaí, retornando para a Diocese de Pemba no mesmo dia, no dia 14 visitará a missão de Mazeze, onde está o Padre Salvador Maria Rodrigues de Brito da Diocese de Guarulhos, partindo no dia 15 para o Seminário de Montepuez, para nos dias 16 e 17 visitar a Missão de Nangade, onde está o Padre Frei Boaventura e missionários da Fraternidade O Caminho.

Ainda, no roteiro, a equipe do documentário quer registrar as dificuldades e alegrias da vida dos missionários do Regional Sul 1 e diversas missões católicas e suas obras sociais que evangelizam e ajudam nos campos da saúde, educação e combate à desnutrição do povo africano, além dos problemas e dificuldades de evangelizar os mineiros das minas de rubi, espalhadas pela região moçambicana.

A presença do Cardeal Dom Odilo Scherer como representante da presidência do Regional Sul 1, nesta visita missionária, contemplará celebrações e bênçãos nos locais das missões, nas obras das igrejas que estão sendo construídas, Paróquia Nossa Senhora da África em Mazeze, Paróquia São Gabriel Arcanjo em Nangade e na primeira paróquia de “lona” construída na missão de Metoro. Também abençoará os locais onde serão perfurados os poços doados pela campanha “Dá-me de beber” realizada pela Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 1, um compromisso da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Participam do grupo o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e representante do Conselho Permanente do Regional Sul 1 da CNBB, Diácono Domingues, Secretário Administrativo do Regional Sul 1, Antonio Evangelista, Secretário Executivo da Cáritas São Paulo – Regional Sul 1, Cristiane Silva, Alexon Pereira Souza e Reinaldo Esteves, repórteres da Canção Nova.

Breve histórico sobre a Diocese de Pemba

Criada em 1957, com uma área de cerca de 82.625km² (quase do tamanho de Portugal) e localizada ao norte de Moçambique, a Diocese de Pemba, abrange toda a Província de Cabo Delgado, que faz fronteira, ao norte com a Tanzânia e ao sul com Maputo, capital do país

Moçambique é um dos países mais pobres do continente africano, e a Província de Cabo Delgado é uma das regiões mais carentes do país com uma população de dois milhões de habitantes.

Estima-se que 30% da população seja católica, entre 20% a 22% muçulmanos, e quase metade da sociedade local (cerca de 48% a 50%) tenham religiões tradicionais africanas.

A Missão do Regional Sul 1 na África

O desejo de um projeto no continente Africano teve início em 2015, quando o Bispo Diocesano de Pemba, Moçambique, África, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, fez um apelo aos Bispos do Episcopado Paulista para que as Igrejas do Regional Sul 1 cooperassem com aquela Diocese. Foi oficializado em junho de 2016, quando reunidos em Assembleia Regional acolheram o pedido de ajuda à Igreja da África. Em abril de 2018, foram dados os primeiros passos com o processo de conscientização missionária, campanhas de ajuda solidária e o envio dos primeiros missionários e missionárias. Atualmente, tem havido uma reaproximação entre as duas Missões (Amazônia e Pemba) e vários projetos comuns estão sendo realizados.

Renato Papis MTb 61.012/SP
Assessor de Comunicação
Regional Sul 1 – CNBB
(11) 97544-8285
[email protected]

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.