Arquidioceses e Dioceses Destaques

Diocese de Santo André completa 65 anos com celebração no dia 22 de julho

Conheça um breve histórico da atuação da Igreja Católica no Grande ABC nas últimas décadas.

A Diocese de Santo André celebra 65 anos de sua fundação em julho.  Desmembrada da Arquidiocese de São Paulo, a Diocese de Santo André foi criada pelo Papa Pio XII, no dia 22 de julho de 1954, e é integrada pelos sete municípios do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini será celebrada no dia 22 de julho, às 20h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. O tríduo diocesano acontecerá entre os dias 19 e 21 de julho, em breve teremos maiores informações.

Nomeada em dezembro do ano passado e acompanhada por Dom Pedro, a Comissão Pró-Memória Histórica Diocesana realiza um trabalho de resgate da história até os tempos atuais da Igreja Católica no Grande ABC nestas últimas seis décadas e meia. O grupo conta com padres, religiosos e leigos que, de alguma forma tem forte ligação diocesana, vivenciaram a história desde o início.

Atualmente, temos no grande ABC 105 Paróquias, 262 Capelas, num território de 828 Km², as sete cidades estão distribuídas em 10 regiões pastorais. Em 2018 foram celebrados 13.390 batizados e 4.986 crismas.

Fonte: Com informações da Diocese de Santo André

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.