Comissões Episcopais Pastorais Destaques Notícias

Comire realiza 38º Encontro Missionário Estadual

De 24 a 26 de agosto aconteceu em São José dos Campos, na Casa de Retiro Sagrado Coração de Jesus, o 38º Encontro Estadual Missionário do COMIRE (Conselho Missionário Regional Sul 1 CNBB), com participação de 152 representantes das dioceses do Estado e dos organismos ligados ao COMIRE.

O encontro teve como tema “Cristãos Leigos e Leigas sujeitos da missão na Igreja em saída, a serviço do Reino” e como lema “Ide e ensinai a todas as nações!” (cf. Mt 18,19), em sintonia com o Ano do Laicato, e contou com a assessoria de Antônio Caetano Lima, leigo da Diocese de Limeira, que abordou o tema a partir das inspirações pastorais do pontificado do Papa Francisco e das pistas que o Documento 105 da CNBB apresenta.

Foram três dias de reflexão, partilha e inspiração, motivados pela vivência dos missionários e missionárias nas realidades das quais vieram. Momento marcante foi o lançamento da Campanha “Dá-me de beber!”, organizada pelo COMIRE e pela IAM (Infância e Adolescência Missionária), que visa arrecadar fundos para o Projeto Missionário na Diocese de Pemba (Moçambique, na África), que ajudará a construir 3 poços artesianos para parte da população pobre daquela região, onde o Regional está presente através da atuação missionária de padres e leigos. Esse momento foi animado pelo grupo da IAM da Paróquia São José Operário, de Jacareí.

Outro momento marcante foi o testemunho de presbíteros e leigos que atuam ou atuaram recentemente em áreas de missão, principalmente no Projeto Amazônia. Os testemunhos emocionaram e reafirmaram a a paixão pela missão do anúncio do Evangelho. O Ano do Laicato é também momento oportuno para despertar nossas comunidades para a beleza da missão!

Ao final do encontro, no domingo, Dom José Luiz Bertanha, bispo emérito de Registro e referencial da Animação Missionária no Regional Sul 1, a coordenadora do COMIRE, Maria de Fátima da Silva, e o Pe. Everton Aparecido da Silva, presbítero da Diocese de Presidente Prudente e assessor do COMIRE, apresentaram a proposta da Campanha Missionária deste ano, como oportunidade para reforçar a reflexão sobre a “Igreja em saída”, como pede e insiste o Papa Francisco.

Com o coração agradecido e inflamados de paixão pela missão, os participantes foram enviados às suas dioceses e realidades locais, como “sal da terra e luz do mundo”.

A Diocese de São José dos Campos preparou uma matéria especial contando um pouco sobre os três dias de encontro. Assista!

(Maria de Fátima da Silva – Coordenadora do COMIRE)

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.