Arquidioceses Notícias

Após restauro, Órgão Cavaillé-Coll da Catedral está pronto para novos concertos

O Órgão Cavaillé-Coll da catedral metropolitana de Campinas, datado do século XIX, foi objeto de restauro que se conclui neste mês, após cerca de seis meses de trabalho.

No próximo dia 17 de agosto, às 20h, na Catedral Metropolitana de Campinas, SP, será realizada a bênção do Órgão da catedral e o descerramento da placa comemorativa. Nos dias seguintes, as comemorações continuam, com um concerto e Missa Solene na Assunção de Nossa Senhora.

Reinauguração será 17 de agosto, às 20 horas.

O Órgão Cavaillé-Coll da catedral metropolitana de Campinas, datado do século XIX, foi objeto de restauro que se conclui neste mês, após cerca de seis meses de trabalho.

No dia 17 de agosto, às 20h, haverá a bênção do instrumento e o descerramento da placa comemorativa. No dia seguinte, 18 de agosto, também às 20h00, haverá um concerto de reinauguração e no domingo, 19 de agosto, às 09h30, Missa Solene na Assunção de Nossa Senhora.

Segundo a Arquidiocese, as três cerimônias contarão com a atuação do primeiro organista da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano, o senhor Josep Solé Coll. A Catedral Metropolitana de Campinas está organizando uma agenda de celebrações e concertos que acontecerão regularmente após as cerimônias de reinauguração e que serão oportunamente divulgadas.

O restauro do Cavaillè-Coll da Catedral de Campinas teve início no dia 07 de fevereiro deste ano, sob a responsabilidade do senhor Georg Jann, mestre organeiro alemão, que desde 2006 reside em Blumenau (SC), com vasto currículo de construção e restauro de órgãos no Brasil. Foi feita a desmontagem, avaliação e restauro total dos 702 tubos que compõem o Órgão. A montagem e afinação se encerraram na última semana de junho. Clique aqui e ouça o som contagiante desse fantástico instrumento.
Agora, totalmente restaurado, o Cavaillè-Coll será entregue não somente à Catedral, mas à cidade de Campinas, que sempre se orgulhou por ser conhecida mundialmente como uma cidade de altíssimo nível cultural, intelectual e artístico, que preserva suas tradições e mantém viva sua riquíssima história de desafios e superações.
O Órgão Cavaillè-Coll da Catedral foi construído pelo mestre francês Aristides Cavaillè-Coll (04/02/1811-13/10/1899), considerado o mais importante construtor de órgãos do século XIX. A sua montagem, na então Matriz Nova da cidade de Campinas, foi concluída pelo organeiro Antonio Pastore em novembro de 1883, ano da inauguração da igreja, com a execução de partituras da família do maestro campineiro Carlos Gomes.
Era desejo da Catedral que, neste ano de 2018, quando a Diocese de Campinas celebra os 110 anos de sua criação (07 de junho de 1908) e 60 anos de sua elevação à Arquidiocese (19 de abril de 1958), o Órgão Cavaillè-Coll estivesse em funcionamento para a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Arquidiocese e da Cidade de Campinas, no dia 08 de dezembro. Com a graça de Deus e a competência do senhor Georg e equipe, será possível a reinauguração com quatro meses de antecedência.

Serviço
Secretaria da Catedral Nossa Senhora da Conceição permanece aberta diariamente, das 07h00 às 19h00, e está ao dispor para quaisquer esclarecimentos. O telefone de contato é o (19) 3231.2085.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.