Arquidioceses e Dioceses Destaques

Bispo de Santo André visita famílias atingidas pelas fortes chuvas

Prestando solidariedade e acompanhando de perto a situação das paróquias e famílias após as fortes chuvas do último fim de semana, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, dialogou com Padres e moradores na tarde desta quinta-feira (14/03), nas imediações de três paróquias de São Caetano do Sul e uma de São Bernardo do Campo, na região do ABC.

O bispo diocesano iniciou o percurso pelas igrejas Nossa Senhora da Prosperidade, no Bairro Prosperidade; Sagrado Coração de Jesus, no Bairro São José; e São Caetano, no Bairro Fundação. Entrou nas casas, conversou com moradores, elogiou o trabalho de dezenas de voluntários e destacou a união para reerguer famílias desamparadas em decorrência das enchentes.

Entre um Pai Nosso e uma mensagem de conforto, Dom Pedro demonstrou apoio, ao se referir à ação da Diocese de Santo André em sintonia com paróquias e associações de todos os sete municípios do ABC para arrecadação de doações, a fim de reverter a situação adversa para muitas famílias.

Ele também manifestou pesar pelas vítimas dos alagamentos neste momento de dor e tristeza. Porém, Dom Pedro deixou uma mensagem de esperança para o povo: “A mobilização é importante neste momento. O espírito de cristão nos leva a deixar algumas coisas para trás e salvar as vidas das pessoas. Isto é uma pregação da Igreja na prática”, enfatiza.
Acompanharam a visita de Dom Pedro, os padres Luís Carlos Francisco (Coordenador regional de São Caetano e pároco da Nossa Senhora da Prosperidade), Alexandre Cruz da Silva (pároco da Sagrado Coração de Jesus) e Gilberto Dias Nunes (administrador paroquial da Igreja São Caetano).

“A presença do Dom Pedro se torna emblemática e fundamental, pois as pessoas sentem mais a presença da Igreja neste momento de dificuldade. Nesta caminhada observamos o empenho das comunidades em acolher e ajudar as famílias vítimas das enchentes”, avalia o coordenador regional, pe. Luís. “É um momento que a Igreja se mostra solidária, trazendo não somente apoio por meio das doações, mas também o serviço da caridade, da palavra de conforto e da esperança”, completa.

Com a ação solidária, as três paróquias da cidade tem beneficiado centenas de famílias na cidade – 168 só no Bairro Prosperidade – e nos bairros de São Paulo que fazem divisa com São Caetano, como as Vilas Califórnia, Prudente e Carioca, que foram atingidas em grau maior pela quantidade de chuva no último domingo.
Cestas básicas, kits com roupas e produtos de limpeza eram entregues, principalmente, para as famílias carentes. As paróquias Nossa Senhora da Prosperidade e Sagrado Coração de Jesus também preparam 300 marmitex por dia para serem distribuídas às comunidades mais atingidas e necessitadas de alimentação.

Rudge Ramos – No final da tarde, Dom Pedro ainda visitou a região do Rudge Ramos, em São Bernardo, nas imediações da Paróquia São João Batista.
“Reforço neste momento a prática da caridade. Trago orações e palavras de conforto. Passamos por situações difíceis, mas temos que ter fé para darmos a volta por cima. O povo de Deus é muito solidário”, consola o bispo.

A igreja administrada pelo pároco Pe. Paulo Afonso também deu um exemplo de solidariedade e ajuda ao próximo, ao arrecadar toneladas de alimentos, centenas de roupas e kits de produtos de higiene e limpeza.

“São demonstrações de amor ao próximo que nos fazem acreditar sempre num mundo melhor”, finaliza Dom Pedro.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.